domingo, 6 de setembro de 2009

E recordar é viver....

Actualmente treinador de futebol, António Conceição foi, enquanto futebolista, simplesmente conhecido por Toni. Como jogador passou pelo SC Braga, clube onde se formou e nasceu para o futebol, mas também pelas formações do GD Riopele, FC Vizela, a equipa onde despontou para a 1ª Divisão Nacional, e ainda pelo FC Porto, o clube onde, abrupta e inesperadamente, acabou por encerrar a carreira.


António da Conceição Silva Oliveira nasceu em Maximinos, Braga, no dia 6 de Dezembro de 1961. Foi na cidade dos arcebispos que começou a pratica do futebol junto das camadas jovens do SC Braga, clube onde foi inscrito oficialmente pela primeira vez na temporada de 1975/76, no escalão de iniciados.


A equipa do SC Braga admitiu nova cedência do jogador, desta feita, ao FC Vizela durante a temporada de 1982/83. A verdade é que enquanto Toni tinha o seu lugar tapado no SC Braga foi rodando com bastante brilhantismo ao serviço do FC Vizela.

Mas logo na temporada seguinte de 1983/84 foi possível concretizar o sonho da equipa do FC Vizela e, finalmente, subir pela primeira e única vez à 1ª Divisão Nacional do futebol português.




O FC Vizela, com o lateral Toni em grande destaque, venceu a Zona Norte da 2ª Divisão de 1983/84, depois de uma luta intensa com o GD Chaves, 2º classificado na série.

Previu-se o regresso de Toni ao SC Braga, porém, no clube arsenalista permanecia o lateral Artur e as oportunidades para o jovem jogador seria certamente escassas. Não haveria melhor oportunidade do que permanecer em Vizela, a jogar na 1ª Divisão Nacional, para Toni definitivamente afirmar-se no futebol nacional.
 

A modesta equipa vizelense, treinada pelo jovem treinador José Romão, viveu dias difíceis ao longo da temporada de 1984/85 e, naturalmente, não conseguiu a manutenção na 1ª Divisão Nacional, terminando a prova classificada no 16º e ultima posto da tabela geral.
Informação Recolhida em Glorias do Passado

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios